Diz o livro de Provérbios, capítulo 1, verso 8:
"Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe".
Ora, temos exemplos de Pais e Mães ímpios que ensinam filhos a roubar e a traficar drogas. Como fica esta verdade ?
Em primeiro lugar, lendo o livro de Provérbios percebemos que sua finalidade é dar bons conselhos, portanto ele se refere a Pais e Mães virtuosos, que querem o bem para seus descendentes. Em segundo lugar, esta verdade fica esclarecida com a palavra de Jesus, quando em palestra a um grupo de pessoas, lhe disseram que sua mãe e irmãos estavam à porta. E o que Ele disse ?
Mateus 12:48:
"Quem é minha mãe ? E quem são meus irmãos ? "
Mateus 12:49:
E estendendo a mão para os discípulos, disse: "Eis aqui minha mãe e meus irmãos".
Jesus disse isto não para desonrar a sua mãe, contrariando o que diz o decálogo dos Dez Mandamentos ("Honrarás teu pai e a tua mãe"), e sim para frisar que a verdadeira mãe e os verdadeiros irmãos de uma pessoa são aqueles que ouvem e praticam a Palavra de Deus, como diz ...
Lucas 8:21:
"Minha mãe e meus irmãos são estes que ouvem a Palavra de Deus e a observam".
Ou seja, Jesus, o filho de Deus, esclareceu de forma inequívoca que, acima dos laços materialistas de sangue, uma mãe legítima, justa, é aquela que segue a palvra de Deus, ouvindo e praticando esta. E se não a conhece palavra por palavra e letra por letra, passa aos filhos princípios de justiça e retidão.
Já a mãe louca, deixa os filhos em casa, com fraldas usadas e em meio à sujeira, e vai em busca do seu próprio prazer, ou do vício em drogas, ou em ganhos ilícitos, pois ignora a Justiça e a retidão.
Portanto, logo que o filho tenha razão em sua idade, é bom que lhe seja apresentada a Palavra de Deus, até para poder saber se seus pais estão e conduzindo e o instruindo corretamente.