Mas existiram sábios que transcenderam esta fronteira, em sua necessidade de expressar as quantidades em um SISTEMA FILOSÓFICO FORMAL. Veja só. Quantidades são expressões obrigatórias de itens materiais, ou seja, a filosofia evoluiu a partir de uma busca por descrever a quantificação do que existe no mundo material.
Bem profundo
A MATÉRIA, a substância, pertence exclusivamente ao mundo material. Mas a QUANTIDADE DE MATÉRIA pertence à esfera do ABSTRATO. Ah, sim, o Abstrato. O que é isso ?Ora, ora, os homens mergulharam na filosofia e acharam uma solução para dizer se um tanto Algo é mais ou menos do que outro tanto de Algo, acharam por bem chamar a isto de Quantidade, expressaram esta Quantidade criando uma entidade abstrata chamada Número, construíram a matemática, e o seu útil e preciso formalismo, que proporcionou enorme progresso técnico para o mundo.
Muito capaz é o homem. Algum de vocês já achou um número, não o numeral (representação gráfica do número), mas o número em si ?
O número é puramente um conceito humano. Uma teoria, que aplicada, no entanto, produz resultados incrivelmente corretos. Criamos áreas, volumes, diferenciais, integrais e fórmulas ultra complexas. Agimos como Criadores de um mundo.
Conhecem alguém que tenha criado algo grandioso ? Este planeta Terra, onde você mora, com uma enorme estrela luminosa que o aquece durante o dia, e um planetoide bem menor que reflete a luz do Sol a noite. Teve um Criador. Se o conceito de número teve um Criador, tudo o que existe teve algum Criador.
Ordem
Uma pessoa que desconhecesse a história da Matemática e dos números poderia dizer que o Número sempre existiu. Uma pessoa ignorante poderia dizer isto. Mas uma que houvesse lido a respeito não diria tamanha besteira.Como os Números e a Matemática contém um forte princípio de Ordem, o Sistema Solar (limitando nosso conjunto material) e seus planetas apresentam uma Ordem natural rígida, benéfica, perceptível e até passível de ser formalizada matematicamente. Órbitas elípticas, tempo de translação calculável e repetitivo. E dentro do planeta Terra as plantas e seres apresentam formas que expressam uma repetição de formalismos matemáticos. O Universo tem ordem. A matemática incorporou os formalismos que representam esta ordem.
Temos um ano com 365,25 dias, que vem se repetindo desde que o primeiro matemático o descobriu.
Coerência
Assim como produzimos formalismos para as abstrações de que necessitamos para levar a nossa luta pela sobrevivência para frente, o Criador produziu o Universo que conhecemos. O mais longe que um homem foi neste Universo se limita à Lua. Em uns 10 mil anos de história humana registrada em livros, só fomos até ALI. Só que existem estrelas e galáxias aos milhões.Então perceba, se você vislumbra algo bem maior do que o seu domínio de raciocínio (o Universo), e ainda não chegou lá, pois as distâncias até excedem o seu tempo de vida, mesmo viajando à velocidade da luz, existe um Criador muito mais capaz do que você.
E se a sua raça, sua ascendência, criou algo tão complexo como os números e a matemática, Aquele que te criou é infinitamente mais capaz do que você, pois CRIOU ALGUÉM QUE TAMBÉM É CAPAZ DE CRIAR, mesmo numa escala menor.
O Tempo
Percebemos o Tempo pela velhice ou pelo desgaste natural dos bens materiais. Novamente o mundo material revela um elemento abstrato.Em termos de expressão de quantidade, o Tempo é uma abstração "ainda mais abstrata". Uma quantidade de pregos, que será expressa por um número, ainda pode ser percebida por um punhado deles que pegamos em nossas mãos. Mas e quanto ao Tempo. VOCÊ JÁ PEGOU 4 DIAS EM SUAS MÃOS, para ter uma ideia do que esta quantidade de tempo representa ? Já catou 10 minutos na palma de suas mãos ?
Você pode medir o tempo por uma abstração, mas nem de longe pode tocá-lo. O homem criou esta abstração, para algo impalpável que o Criador do Universo criou antes. E Einstein ainda disse que a matéria sofre transformações em altas velocidades (próximas da velocidade da luz).
O Espírito
Existe uma matemática para se chegar às verdades Espirituais ?Existe. O primeiro formalismo palpável para o ser humano foram as Leis de Moisés. O Criador se revelou formalmente ao povo que recebe hoje a denominação de Judeu. Os livros religiosos de outros povos apresentam formas de maniqueísmo, panteísmo e outras fantasias, no entanto em nenhum deles aparece esse Deus que se define como "EU SOU O QUE SOU".
Para compreender isto, suponhamos que um aluno resistente não queira aprender matemática e te diga:
"Esse tal de número não existe. Como é que o professor quer me ensinar a usar uma coisa que não vejo e nem posso tocar ?"
Estão percebendo a semelhança do grande Deus e do número abstrato ?
Aqueles que não querem aceitar a Deus dão esta desculpa esfarrapada de que não podem tocá-lo. Mas todo mundo faz uma operação matemática para saber quanto recebeu no salário ou na devolução de um empréstimo que fez à alguém. Nesta hora ninguém pergunta se o tal do número existe ou não.
Conclusão
Perceba e medite bem sobre o que se disse aqui. Você não é o pouco que se imagina, em seus momentos de derrota ou depressão. Você é criatura de um Criador, e pela sentença dita no livro de Gênesis, é imagem e semelhança de um Criador de enorme poder.Você não é uma coisa atoa. Você tem dentro de si a capacidade de Criador, em menor escala, mas o tem. E não pode menosprezar a chance que tem de expressá-la, durante a sua curta vida.
Compreenda que aquilo que você chama de ciência só estabelece um contorno em volta daquilo que o Criador encheu de detalhes aos quais a raça humana ainda vai demorar milênios para penetrar.