Técnica dos Sumérios
Tendo Noé entrado em contato com os Sumérios, detentores de muitas técnicas de construção naval, ele teve a ideia básica que perdura até hoje na construção civil.:
Noé tinha que lidar com uma arca de 137 m de comprimento. É o comprimento de um quarteirão padrão de nossas metrópoles, mais um terço (aproximadamente).
Como seu projeto teria 120 anos para ser executado, Noé pode ter (1) trazido as estacas de 13,5 m de altura, ou (2) plantado as árvores em suas posições, de acordo com o padrão que será visto nas próximas figuras. Este prazo seria mais do que suficiente para que a misteriosa árvore citada na Bíblia (Gopher) crescesse.
Esta técnica não é de se espantar, pois é utilizada até hoje na construção de nossas edificações. Os moldes de concretagem (pilotis) são colocados em perfurações executadas no solo, na profundidade necessária para se achar a rocha.
No caso da Arca de Noé, isto não era necessário, pois a Arca deveria entrar em flutuação quando as águas do Dilúvio forçassem tal coisa.
Estabelecimento da Estrutura
Uma vez que as árvores da tal madeira "Gopher" tivessem atingido a altura ideal, Noé poderia completar o seu trabalho com tirantes horizontais:
Primeiro tirante (deve começar alguns centímetros acima do solo) |
Os tirantes horizontais deveriam ser colocados alguns centímetros acima do solo. A razão é que pouco antes da invasão das águas, Noé escavaria a terra da parte inferior, para que a Arca flutuasse sob a ação do empuxo produzido.
As conexões
Noé utilizou encaixes das partes em madeira, e também pregos. Os Sumérios não dominavam a arte da fundição, como a inventaram. O efeito da estrutura em treliça promovia a estabilidade morfológica da Arca, possibilitando, ao mesmo tempo, uma flexibilidade necessária em estruturas extensas.
A Vedação
Como a Arca não ficaria mergulhada, mas boiando como uma embarcação padrão, a preocupação maior com a vedação se daria no piso. Até o mais simples dos pescadores faz o reparo de suas embarcações apertando retalhos de pano embebido em óleo (betume, no caso de Noé) nos locais com folga. O Óleo tem a propriedade físico-química de repelir a água, pois esta é polar, e o óleo tem natureza apolar.Conclusão
A técnica de Noé, utilizada nas construções de edificações de mais de um andar no deserto e na Palestina, perdurou até hoje na Engenharia Civil. Não tem nada de extraordinário, como alguns descrentes e duvidosos profissionais querem fazer crer. É apenas uma solução simples, típicas de pessoas inteligentes como Noé.
______________________________________________________________
FONTE dos DADOS:
Livro dos Jubileus
Nenhum comentário:
Postar um comentário