domingo, 11 de dezembro de 2011

Por que os egípcios perseguiram os Israelitas no Êxodo

Os leitores e "releitores" da Bíblia já estão saturados de saber que os egípcios estavam completamente cansados das destruições causadas pelas pragas enviadas por Deus por intermédio de Moisés. O país teve suas colheitas destruídas e a ordem ecológica foi fortemente desequilibrada. O povo convalescia do ataque dos piolhos e de furúnculos.

Portanto, eles estavam loucos para ficar livres dos Israelitas. Aproveitando-se do clima de confusão mental e dos desgostos do povo egípcio, Moisés, sabedor de que iria precisar de recursos financeiros para a longa viagem que iria fazer com o numeroso povo, além dos metais para os utensílios que seriam usados nos futuros rituais, espalhou a ordem para que os Israelitas pedissem presentes aos egípcios. Talvez isto TAMBÉM fizesse parte de uma tradição egípcia de despedir os hóspedes com presentes (Êxodo 11:2 e Êxodo 12:35).

Os egípcios também deram os presentes pelo respeito e temor a Moisés, por ser ele o mensageiro das pragas (Êxodo 11:3).

E este fato, o de os Israelitas estarem saindo com muitos bens, além de seus bois e de suas cabras, não deve ter escapado do Faraó e de seus "comparsas". Todo detentor de um alto cargo político ou militar está sempre cercado de "abutres", verdadeiras aves de rapina de olho em DINHEIRO. Segundo o que disse Jesus, "o amor às riquezas é a raiz de todos os males", os capitães do Faraó devem ter chamado a sua atenção para o fato de que os Israelitas estavam levando muitas riquezas do Egito, e que ele, o Faraó, poderia se apoderar daquilo tudo, como o produto de uma coleta de impostos "fora de época". Seria um enorme lucro. E provavelmente os seus capitães poderiam se apropriar de uma parte como prêmio.

Então, mesmo saturado do pernicioso e insistente Moisés, o Faraó foi estimulado pelo pensamento de adquirir as riquezas que estavam levadas a perseguir os Israelitas. Mas e a sua palavra de que os Israelitas poderiam ir embora ? Ora, o indivíduo cego pelo desejo de RIQUEZAS não pensa na palavra dada, não tem honra, e tampouco vai honrar a sua palavra.

Por isto o Faraó e seus capitães foram atrás dos Israelitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário