domingo, 16 de setembro de 2012

Caim e Abel - Fatos familiares e tradições para entender o assassínio

A Bíblia é um compêndio RESUMIDO dos numerosos fatos que ocorriam com o povo judeu, com a finalidade de transmitir o essencial às novas gerações. Acrescida dos tratados talmúdicos ela alcançaria o tamanho de uma Enciclopédia e acabaria levando quem a quisesse estudar ao desânimo. Em outras palavras, registrava-se o FATO, e o que interessava para "consumo imediato", sem longas digressões.

A ocorrência do primeiro homicídio ocupa somente 16 versículos, mas no decorrer do livro sagrado várias menções ao fato, e ao tipo de ocorrência (homicídio), são percebidos. Afinal, nós, os tão morais e éticos seres humanos vivemos matando uns aos outros.

A contagem de anos dos judeus

Os judeus possuem duas medidas de tempo auxiliar, que ajuda a compreender as profecias apocalípticas tanto do profeta Daniel quanto de João de Patmos:


  • A semana de anos;
  • O Jubileu, equivalente a 7 semanas de anos.


Memorize estes fatos, para ler com exatidão o Apocalipse.

Pois bem, a contagem dos anos de vida de Adão, fixando os anos de nascimento de Caim, Abel, e de suas irmãs (sim, o relato dos escribas e sacerdotes no Pentateuco excluiu as mulheres, mas elas também nasciam, é claro), e está registrada no ...

O Livro dos Jubileus

O Livro dos Jubileus foi escrito em hebraico por um fariseu (uma das duas correntes judaicas) entre o ano da ascensão de Hyrcanus ao alto sacerdócio em 135 bC e sua ruptura com os Fariseus em 105 bC. Ele coletou os dados dos cronistas judeus, estabelecendo as datas dos jubileus desde Adão. Ao contrário do que pensam os leigos, o povo judeu tem todos os registros de sua história. Todos os outros povos, até o egípcio, perderam registros de sua história, e até APAGARAM alguns deles devido às rivalidades políticas.

Para nós interessam as informações de tempo da primeira geração de Adão.

Na terceira semana de anos no segundo jubileu ( o segundo jubileu vai do ano 50 ao 98, pois o primeiro jubileu, de 7 x 7 anos, terminou no ano 49 de Adão), Caim nasceu, ou seja, dentro do intervalo dos anos 15 a 21 contagem Adâmica. Abel nasceu na quarta semana deste jubileu, ou seja, entre os anos 22 a 28 contagem Adâmica. E, segundo o Livro dos Jubileus, na quinta semana deste jubileu, entre os anos 29 e 35, nasceu a irmã de ambos, Awan. Portanto, a diferença de anos entre cada um era de 7 anos. Caim tinha 14 anos quando nasceu Awan, sua irmã.

Não compreendo como pessoas que lêem a história de um casal qualquer (seja Adão e Eva ou Maria e João), imaginem que este casal só tem filhos homens, porque os cronistas da época, ainda traumatizados com o pecado de Eva, só citavam, de raiva, os homens. O ser humano gosta de se portar como um tapado. Qualquer casal, principalmente o primeiro, sem stress, alimentando-se sem agrotóxicos, sem trânsito e sem patrão, pode ter dezenas de filhos. No Brasil, as famílias possuíam de 10 a 12 filhos e, ouçam bem, um casal provavelmente vai ter metade de homens e metade mulheres, como manda a lei de Mendel ( pai da genética).

Lembrando novamente:

A Bíblia não citava mulheres, devido ao pecado inicial de Eva

O leitor que se compenetre e aceite a realidade, de que um casal, a cada parto, tem a probabilidade 50% de filhos homens e 50% de filhas mulheres. Quem tem irmã ou irmãs bem sabe disto. Se assim não fosse, teríamos chegado até aqui COM UM MUNDO SÓ DE HOMENS.

Este assunto nos deixa extremamente nervosos, pois É RIDÌCULO constatar que existem pessoas que ignoram LEIS NATURAIS BÁSICAS como: casais tem filhos homens e mulheres.

 A adolescência entre três irmãos

Quando esta irmã de ambos atingiu 14 anos, Abel tinha 21 e Caim 28. Perguntamos, diante do que conhecemos de adolescência, homem e mulher:

O que Caim e Abel sentiram ?

A única mulher mesmo que Caim e Abel tinham visto era Eva, sua mãe. Agora eles viam uma adolescente no florescer de sua beleza de formas adolescentes. O que vocês acham que ia acontecer na mente de ambos ?

Vai ter gente com suficiente audácia para dizer que ambos eram muito santos, e respeitariam a irmã a ponto de nem sequer lhe dirigir o olhar. Que é isso ? Caim, pelo seu ato posterior e homicida, provaria que era um homem dos bem comuns, como nós somos. Ele nós garantimos que olhou de forma bem desejosa para a própria irmã. Não havia a figura de incesto, e os casamentos consanguíneos entre judeus, pelo menos até o ano de 1876 dC ocorriam. Talvez tenha ocorrido até mais tarde.

Vamos mais longe, respeitosamente, mas humanamente:

Será que Caim, o mais suscetível aos desejos que Abel (como seu próximo ato mostraria) nunca avançou um pouco mais em relação à irmã ? Pois bem, cronistas judaicos e islâmicos relatam que Awan foi prometida a Abel, e não9 à Caim. Existia o costume de se casar primeiro a filha mais velha, comprovado pela história de Jacó com Labão, mas nada se dizia de casamento primeiro do filho mais velho. E Awan, diante das PROVÁVEIS investidas de Caim, cuja índole não era boa, preferiu ser prometida a Abel.

Vocês conseguem prever os acontecimentos posteriores ?

O sacrifício e a não aceitação de Deus

Os Evangelhos advertem que ao trazer uma oferta a Deus, o homem (e a mulher) deve ter seu coração puro. Caim estava, provavelmente, transtornado de maus pensamentos, e principalmente já se julgando preterido em relação à irmã Awan. Ele já estava concebendo estranhos cenários familiares, como o irmão SATISFAZENDO O SEU DESEJO antes dele, Caim, sendo que havia nascido primeiro.

Pense, como foi a recepção de Abel na mente de Caim, quando este nasceu, dividindo as atenções do pai e da mãe ? Ciúme é um fenômeno natural que aflora em qualquer pessoa.

Pois bem, após a não aceitação do sacrifício de Caim, completou-se em sua mente o quadro de "transtorno de ciúme e rejeição" (TCR - sigla de nossa autoria). Diante disto, ele levou o irmão para algum lugar, para descarregar sua raiva.

A morte

Mas até aquele dia ninguém tinha sido morto. Caim sabia que estava "matando" o irmão ? Ele deve ter discutido. Abel falou certas coisas sobre ele que Caim não gostou. Caim o agrediu, descarregando a raiva. Abel, provavelmente mais pacífico, e ignorando também a possibilidade de morrer, não se preocupou muito. Porém, Caim usou algo para o atingir.

Imagine Caim diante de Abel imóvel. E Então, vendo que Abel não mais se mexia, escondeu o corpo para que não fosse achado imóvel, mas não sabia o significado de morto.

E assim se deu. Crime culposo, pois nem Caim, nem Awan (a irmã)  nem Adão e nem Eva sabiam o que era a morte.

Com quem ficou Awan

Não tendo mais irmão, Awan ficou com Caim.

A lógica

A lógica básica aqui é a de que a hipótese de outros filhos para os leitores da Bíblia fica bloqueada, pois as pessoas não querem fazer deduções. Muito da ignorância em relação à Bíblia vem da nossa necessidade de provas físicas.

Um contra-exemplo disto foram as experiências mentais que Einstein fez em relação à luz e Relatividade. Se Einstein tivesse um laboratório da luz, a falta de equipamentos adequados o impediriam de atingir os raciocínios completamente à frente de sua época. Portanto, nossa atual filosofia que utiliza o Método Experimental em relação a tudo pode estar castrando o nosso imenso potencial criativo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário