sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Profecia de Isaias sobre o Messias ( Jesus Nazareno )

Quem é Isaías

Começamos dizendo que para profetas, não dizemos "foi" e sim "é". Depois da profecia fica o testemunho. E quando realizada, teremos o profeta ressurreto. Fomos Claros ?

Isaías é o maior profeta do Antigo Testamento (Lei e Profetas). Nasceu em 760 a.C, de acordo com os registros judaicos e começou seu ministério profético em 740 a.C (portanto com 20 anos). Viveu pelo menos até 681 a.C. (59 anos). Se tivesse vivido 100 anos, chegaria a no máximo 640 a.C. (mais a frente verão o porquê deste argumento).

Contexto Histórico

Nesta época, o país que conhecemos como Israel, hoje, estava dividido em 2 reinos:


  • O do Norte, que levava o nome de Reino de Israel;
  • O do Sul, cujo nome era Reino de Judá;


Esta geopolítica de Norte e Sul nos é bem conhecida em países (Coréia, Iêmen) e estados (Mato Grosso). Com o tempo, cada parte ganha um nome particular, desvinculado do nome original do todo.

O reino do Norte reunia 10 tribos e uma parte dos Levitas (sacerdotes). O reino do Sul reunia as tribos de Judá e Benjamin.

Isaías foi contemporâneo de 5 reis Assírios:

  • Assurniram;
  • Tiglate Pileser III;
  • Salmanasser V;
  • Sargão II;
  • Senaqueribe;


Com esta informação, dá para constatar que o profeta está inserido em registros históricos de um tempo que cruza vários reis Assírios, império registrado na história. Portanto, não há lógica nos argumentos de nossa época, em que tudo o que é velho está sendo chamado de mito.

O que faz um profeta

Um profeta não corresponde aquela ideia infantil de vidente, adivinho ou coisa do gênero vulgar a que estamos acostumados, que envolve uma aurade charlatanismo.

Um profeta recebe  a direção de Deus para aconselhar os líderes da nação a que ele pertence de forma objetiva e prática. É um conselheiro do governante.

Hoje não temos mais profetas. Temos assessores: Assessor Financeiro, Assessor Comercial, Assessor Diplomático, Assessor de Expansão, etc. Os profetas eram Assessores que aconselhavam o governante naquilo que era a raiz para o bom andamento da nação, atingindo todos os assuntos do Reino. Mas a diferença é que os seus conselhos não vinham da sua cabeça, mas de Deus. Se a sua direção não fosse acatada e seguida, a nação sofria as consequências.

Atestado de Credibilidade

No livro de Isaías, capítulo 45, verso 1, o profeta diz:

"Assim diz o Senhor ao seu Ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão" .

Ora, como já dissemos no tópico "Quem é Isaías", mesmo que Isaías vivesse 100 anos, não veria Ciro vivo, pois este só veio a nascer em 558 a.C., e Isaías, aos cem anos, chegaria somente ao ano 640 a.C. Para conhecer Ciro ele teria que chegar a 162 anos.

Então, como é que o profeta iria prever a vinda de um Rei e ainda por cima acertar o seu nome ?

A resposta é que Deus deu a ele esta profecia, que não servia ao Reino de Judá naquele momento, para ATESTAR a sua competência como profeta, com exatidão, para que nele cressem quando profetizasse a vinda do Messias, como veremos adiante.

A profecia do Nazareno

Em Isaías capítulo 11 verso 1, o profeta diz:

"Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará".

A linguagem profética tomava emprestados valores típicos da vida daquele povo. Este povo saíra de uma vida de pastoreio para a vida sedentária apoiada na agricultura. Obviamente as suas metáforas eram baseadas na vida agrícola:

Verbos: Brotar, frutificar;
Substantivos: galho, tronco, broto, raízes;

Ainda assim há um jogo de ideias com o nome Jessé (presente). O galho é um presente da raíz e o broto é um presente do galho.

Em hebraico, com a transliteração temos:

Veyatsa      choter  migeza               Yshay   venetser   misharashayv      yfereh.
(E brotará) (galho) (no tronco/raça) (Jessé) (e broto)     (das raízes)    (frutificará)

Em primeiro lugar, todas as frases significativamente importantes da Bíblia hebraica tem 7 palavras.

Vamos tomar do dicionário hebraico a palavra broto:

ונצר

No hebraico, lemos as frases da direita para a esquerda. A primeira letra (ו) é a conjunção coordenada "e". A palavra broto é realmente o restante: נצר .

Os valores fonéticos são: n (נ), ts (צ) e r (ר), ou seja,  "netsor" (as vogais não são representadas.

Quem é o Broto ?

Isaías usou a palavra "broto" de forma premeditada por Deus. Ele poderia dizer filho (netson), mas não o fez. esta palavra é uma pista para os hebreus, a quem foi dada a guarda da palavra até a vinda do Messias.

Jesus nasceu em Belém, mas preferiu viver em Nazaré, donde incorporou (o povo o fez) o epíteto "NAZARENO". E foi viver em qualquer outro lugar que não o de nascimento devido ao dito judaico de que"o profeta não tem honra em sua própria terra". Vejamos agora este epíteto NAZARENO em hebraico:

נצרת

Pronuncia-se "netsurot". A diferença é bem pouca para "netser".

Um hebreu não precisava de muita esperteza para perceber a flagrante semelhança entre uma coisa e a outra, a não ser que estivesse cegado por Deus, através de seu orgulho nacional.

Mas por que Deus não deu ao profeta o nome exato, como no caso de Ciro, que tinha menos importância do que o Messias Salvador ?

Deus não deu o nome exato, primeiro para que não chegasse qualquer um e tomasse o nome de Jesus e se apresentasse como o Messias. Segundo, para que Ele fosse recusado pelos judeus, e toda a humanidade pudesse ter acesso ao Deus único, pois Deus não é de categoria nacional, mas Universal.

A pista esteve na profecia por 700 anos, e os judeus não se deram conta. Os rolos do livro de Isaías já tinham sido lidos e copiados (coluna por coluna e linha por linha, assim era feito) várias vezes, e ninguém percebeu.

Desta forma, Jesus pode ordenar o espalhamento da Palavra pelos quatro cantos do mundo.

Judeus messiânicos

Hoje temos uma seita radical (de raiz) do judaísmo, que afirma que o Jesus que veio é um mito criado por Roma, e que o nome deste Messias é Yeshua. Só pela profecia isto se constata falso. E pelo argumento de que o nome do Messias não podia ser conhecido com exatidão, este nome cai por terra. Eles citam este nome que está em Esdras e Neemias, mas que em nada tem relação com o Messias.

Um comentário:

  1. É òbvio que Jesus é cria romana. Se vc estudasse mesmo, não terminaria tão mal "seu" estudo.

    ResponderExcluir