domingo, 26 de agosto de 2018

A Bíblia foi escrita por homens

Desde a sua concepção por alguém (digamos Alguém, por enquanto), o homem possui um dos membros corporais que o fez alcançar este grau de avanço técnico, que modifica o habitat à sua volta, que promove o progresso e que suscita tantas questões em torno de sua própria vida:

A MÃO

A Mão Humana

Em poucas palavras, o que diferencia o homem dos outros animais, de forma determinante não são pelos, penas, garras, dentes e outros detalhes, mas sim a MÃO. E esta mão tem uma característica composta e planejada. Além do polegar opositor (que primatas e lêmures também possuem) a mão humana permite que o dedo mínimo e o anular se voltem para o polegar com facilidade, dando destreza, de forma que ele não desiste de executar tarefas manuais complexas (tente fiar e tecer sem esta característica).

O que prova esta superioridade, é o fato de termos constituído nações com culturas distintas e máquinas. A fala poderia ser citada como elemento determinante para a formação de cultura, mas sem progresso técnico, proporcionado pelo manejo de ferramentas, e por outra característica que falaremos a seguir, teríamos culturas diversas, não tão evoluídas, pois a maior parte do tempo do homem seria perdida na procura e preparação do alimento, bem como na preservação de sua segurança contra os animais selvagens, que tentariam tomar o seu alimento, ou mesmo usar o homem como alimento.

A escrita

Mas a principal habilidade humana, conjugando membro preparado (a mão) com um órgão cerebral capaz de captar, nomear e relacionar significados é a ESCRITA. Não tivemos notícia, até hoje, que primatas ou lêmures escreveram algum livro, tratado, manual, revista ou jornal. Talvez o Youtube mostre algum, no "dia do São Nunca".

Este é o homem, ser complexo, suprema criatura da natureza. O leitor responda:

Conhece algum outro ser que possa escrever ?

E escrevendo, poderia fazê-lo no papel disponível em nossa natureza ?

Digamos que anjos pudessem escrever. Eles tem enorme poder, segundo o imaginário humano. Só que a fronteira deles é bem limitada. Como seres espirituais (e digo isto baseado no léxico relacional e no significado espiritual) eles até poderiam ter a habilidade de escrita, mas de forma alguma poderiam fazer isto em algum item do mundo material. No mundo material mandamos nós, os homens. Não alcançamos, ainda, o mundo espiritual. Este é de domínio dos anjos. Cada macaco no seu galho.

Anjos andaram sobre a terra. Pouquíssimos homens puderam contemplá-los, e assim mesmo sem conseguir descrevê-los com precisão, pois mesmo com vestes humanas não revelaram seus rostos, e muito poucas vezes disseram seus nomes.

Poderiam os anjos escrever ?

Por que perguntamos isto ? Porque os homens dizem que a Bíblia foi escrita por homens, logo pode apresentar erros.

Livros técnicos

Quando compramos um livro contendo uma história, um romance, uma obra literária, esperamos que o escritor tenha a prática, de modo que o livro produzido seja agradável, não tenha erros de português, e a história tenha coerência, de sequência e de comportamento dos personagens.

Quando o livro é de matemática, esperamos que um professor o tenha escrito, este com conhecimento e prática.

Se a Bíblia tivesse sido escrita por anjos, nós teríamos de fazer a seguinte pergunta:

O QUE UM ANJO ENTENDE DAS EMOÇÕES HUMANAS ?

Anjos, segundo o conhecimento comum que temos, não sentem DOR, não tem medo, não tem ansiedade, não se casam, não comem, não sentem frio nem calor, não vão ao banheiro, não trabalham da forma como os humanos conhecem, não tem filhos, não tem cartão de crédito, não dormem, não tem dívidas, não moram em casas, etc.

Como um anjo poderia escrever a Bíblia, um conjunto de relatos sobre as mazelas humanas ?

Homens escrevem sobre homens

Quem pode descrever com precisão as situações que envolvem as agruras, dificuldades, suplícios, defeitos e qualidades humanas é ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE uma criatura humana.

Imagine a Ilíada (romance que trata da guerra de Tróia) escrita por um anjo. Provavelmente ele ridicularizaria as atitudes humanas. Julgaria as mortes desnecessárias. Acharia absurdo o confronto humano, e defenderia o entendimento verbal entre as partes. Olharia a DOR sem compreendê-la, e nem identificariam o medo intrínseco dos guerreiros. O romance sairia mal escrito, apenas enumerando a sequência dos fatos, sem conseguir transmitir a dimensão humana do fato.

Já o homem Homero colocou a Ilíada em versos perfeitos, poéticos, entrando a fundo na natureza humana, fazendo um apanhado completo e profundo dos eventos, superando os anjos, neste serviço.

Conclusão

Da próxima vez que for se contrapor à Bíblia, lembre-se disso. Você, humano, é o único capaz de escrever sobre os homens, suas fraquezas, e suas habilidades, pois você sabe muito bem do que está falando. Você é humano.

Um comentário:

  1. Quem dera que um anjo, ou mais, tivessem escrito a Bíblia. Seria mais confortável. Mas anjo realmente não sangra, não sofre e não ri movido por emoções. Nós temos emoções, corremos risco, damos com os burros na água. Nós sabemos o que é a realidade. Só nós humanos sabemos sobre nós mesmos. Isto é fato.

    ResponderExcluir