quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Se o diabo não existe, por que existe o mal ?

Diz uma frase antiga que:

"A maior proeza do diabo foi convencer as pessoas de que ele não existe"

Grande número de pessoas tem esta crença, de que não existe um diabo, nem demônios. A culpa de todos os atos maus do homem seria do próprio homem.

O bem e o mal

Espelho da dualidade física do homem, bem e mal são pratos de uma única balança. A natureza nos fez duais porque o maior princípio que rege seu comportamento é também dual.

Mas a aceitação deste princípio implica em ferir as susceptibilidades dos ateus. Crendo no mal, e obedecendo ao princípio dual, Deus teria que existir. E os ateus não querem aceitá-lo. Solução encontrada: falar que o diabo não existe. Simples e bem infantil.

As coisas que teimam em dar errado

Saindo do terreno das raízes lógicas, vamos às experiências repetidas do mundo. Temos doenças, acidentes, desastres, terremotos, desabamentos, etc. Citamos os males, para apontar as falhas. As falhas deveriam ser a exceção, já que concebemos nossas idéias para dar certo, e não ERRADO. Quem é que imagina um projeto com o horizonte do mesmo dar ERRADO ? Só um louco. Na teoria, em nossa mente, tudo da CERTO.

Uma vez colocando a teoria na prática (no mundo REAL, o mundo das EXISTÊNCIAS) é que vemos aparecer o ERRADO, ou seja, o MAL.

E, analisando os resultados encontrados em tudo o que o homem faz, o ERRO surge logo, e muito esforço é dispendido em sua correção.

O mundo teórico e o mundo físico

Então, no mundo das teorias, das idéias, tudo dá CERTO. O mundo das teorias parece um "mundo espiritual", onde tudo é sutil, tudo se encaixa. Mas colocou a ideia no mundo físico, os ERROS surgem. Você pensa em comprar o carro. Na sua cabeça você vai viajar daqui até os pontos distantes de seu continente. E você o compra. Coloca na garagem, todo feliz. No dia seguinte, vê gotas de óleo, e constata que são do seu carro.

O mundo físico é um mundo da "realização sob leis estritas de interação fora do pensamento". Para se ver como isto é sério, até o pistoleiro, que concebe o plano para matar alguém, ou seja, praticar o mal, chega na hora, e algo dá ERRADO.

Contradição ? Veja bem. Estamos tentando provar que o Mal prevalece. Alguém pensa (terreno teórico) em fazer um Mal, e falha, ou seja, ocorre o Bem !?

Não existe contradição, pois a teoria é que deu ERRADA, como afirmamos no início. A teoria, pensamento do homem na concepção, tem sempre a tendência de dar ERRADO, pois o intuito do Mal é ridicularizar, escarnecer e destruir os planos do homem em teoria, rompendo a cadeia de coerência PENSADO e REALIZADO.

O prejuízo nos negócios humanos é a prova disto. A tendência é a empresa fechar o balanço no vermelho. E então alguém diz: "é, mas a empresa tal sempre tem lucro". A Receita Federal, Estadual ou Municipal, se examinar as contas deste aí, vai encontrar sonegação, roubo, caixa 2, etc.

E sonegação, roubo e caixa 2 faz parte do ERRADO. Mas uma vez constatados estes atos, a concepção deste empresários, que pretendiam se dar bem (em teoria) dá ERRADO, pois são descobertos.

E a existência do diabo ?

Esta transição do PENSADO para o colocado em PRÁTICA implica na passagem por uma fronteira: da MENTE para o MUNDO. E no mundo existem as Leis tanto Éticas (constituição, códigos, etc) quanto Físicas e Agentes. Nós somos agentes no Mundo Físico, tanto para o Bem quanto para o Mal. Mas estar de um lado ou do outro NÃO SE BASEIA EM SORTEIO. As intenções são bem definidas, e estão no terreno da ESCOLHA PESSOAL. E a encruzilhada para a Escolha Pessoal é influenciada por alguma sugestão.

Podendo o homem escolher entre duas coisas (é o mínimo para uma escolha) por que escolhe o Mal ? Só existe uma explicação, baseando no fato de que escolher o lado em que se vai ficar não é um SORTEIO: um AGENTE INFLUENCIADOR. Se este não existisse, se tanto fizesse escolher um lado ou o outro, aí sim faríamos um SORTEIO. Mas sabemos bem pela nossa natureza humana, que sempre existem interesses (neles existe o Mal), ou a preguiça (ela é um Mal), ou desejo indevido (um Mal também), ou a competição (se queremos sobrepujar alguém, temos em nós o Mal). Sempre existe algo em jogo, e o homem não quer perder. Se perder sentir-se-á derrotado, mas por QUEM ? Pelo Mal.

Portanto, Alguém convence o homem a fazer uma Escolha para o Mal (quando é o caso). Quem é este Alguém invisível. Nada menos e nada mais que AQUELE QUE PROCURA NOS CONVENCER DE QUE NÃO EXISTE, pois não quer levar a culpa. E quem é ELE ? É aquele a quem a humanidade convencionou chamar de Diabo.

Já notou que os Agentes da Polícia dos Governos, Esquadrões Especiais e Criminosos FAZEM DE TUDO PARA NÃO SEREM DESCOBERTOS ? De onde vem esta Herança de Pensamento ? Do primeiro artífice desta arte de se fazer Invisível: o Diabo.

Faz sentido ?




Um comentário:

  1. Bernardo, eu tenho muito receio quanto a aceitação total da ideia do "diabo" como proprietário único da ação do mal, porque tende fazer com que as pessoas se acomodem na ideia que o mal não lhes pertence, é obra do diabo que me induziu, e acaba que a nossa parte na prática do bem vai ficando para obra de Deus somente, estranho isso. Onde fica o livre arbítrio? onde fica a responsabilidade do homem em suas ações? Acredito que a ação do mal só encontra força mesmo nas mentes que ainda o desejam.

    ResponderExcluir