quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O dia e a noite

Fenômeno extremamente natural, cotidiano e tido por maçante, o passar dos dias é algo que provocou a criação de ditados como:


  • Basta a cada dia o seu mal (Bíblia);
  • Nada como um dia atrás do outro;
  • Amanhã é outro dia.


O significado do novo dia

Para os hebreus, aquele momento em que o sol começa a reaparecer é um momento de revelação. Volte ao Gênesis, bem no seu início, quando Deus ordenou ao Universo: "Haja Luz". Todos os dias constatamos a repetição daquela ordem, talvez não com a essência de CRIAÇÃO propriamente dita, mas como uma REVELAÇÃO. Esqueça a iluminação pública (indisponível até Thomas Edison), e imagine que quando o sol se levanta, ele revela as casas, os prédios, as árvores, tudo que JÁ EXISTIA, mas não estava revelado neste novo dia.

Então vejam que, com um raciocínio absolutamente infantil, chegamos bem perto da verdade escondida por detrás do HAJA LUZ. Não foram necessários conhecimentos de astrofísica, pesquisas em laboratório, teses de mestrado e nem de doutorado. Todo dia experimentamos o Gênesis I, e nem nos damos conta disto.

E fisiologicamente ?

Já foi divulgado fartamente nos últimos anos, que o corpo (Templo do Espírito) precisa do período de sono para se refazer, e tal sono tem lugar, em condições naturais, à noite. A insônia é, mais que um problema de saúde, uma corrupção do momento certo da revelação do novo dia entre a natureza e o ser humano. À noite, durante o sono SEM LUZ, a glândula Pineal dá ordens ao corpo para iniciar os processos de manutenção dos seus diversos tecidos, porque percebe que a luz está ausente. Daí a recomendação dos médicos para que se escureça o quarto de dormir completamente.

Cotidiano, Medida e sequência

A sequência interminável dos dias (culminando com a morte) estabelece os nossos comportamentos e procedimentos repetitivos, aos quais chamamos Cotidiano, cuja interrupção é extremamente perigosa, fato comprovado pelos dois últimos pais que esqueceram os filhos dentro do carro, pois não tinham a tarefa de levá-los à escolinha como hábito. E a sequência dos dias vai estabelecendo a Medida do Tempo, necessária para compreendermos nossas mudanças, estabelecermos metas e etc.

Conclusão

Todos os dias, lembre-se que existe muito mais por detrás do novo dia, do só mais um dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário