sábado, 8 de junho de 2013

O ser humano se acha

De onde viemos

Sob a nossa humilde visão, viemos de lugar nenhum. Éramos NADA antes de ser ALGUMA COISA.

Na busca por suas origens, o homem procura sua MATÉRIA-PRIMA, ao invés de procurar sua essência. Até a ÁGUA SANITÁRIA sabe mais do que nós, pois veio do CLORO. E nós, viemos de que ?

Para onde vamos

Isto é certo, para uma resposta fácil, vamos para a MORTE. Mas não sabemos como é este nosso novo estado.

Onde estamos

Estamos VIVOS, AQUI e AGORA, mas este não é um contexto firme, pois mesmo sentados e inativos, estamos "sobre a esteira móvel do tempo".

A jactância do homem

Ora, alguém que não sabe de onde veio, nem para onde vai e tampouco sabe onde está, o homem, em suas colocações e seu modo de vida IRÔNICO, ARROGANTE, ANÁRQUICO e achando que é LIVRE, é muito TOLO.

O homem procura apoios psíquicos exclusivamente no MUNDO FÍSICO, em verdades físicas, ou em conceitos CURTOS e INCOMPLETOS:


  • A vida é uma luta;
  • A vida é passageira;
  • Se eu fizer o bem vou viver bem;
  • O importante é a saúde, pois sem saúde não se faz nada;
  • Não faço mal a ninguém;
  • Viemos dos seres unicelulares que evoluíram;
  • Viemos do espaço sideral (passaram o problema para outro planeta, mas seus habitantes tem a mesma dúvida);
  • Encaro Deus como uma ENERGIA que está no mundo;

Na antiguidade os homens reclamavam que os Sábios e Doutores falavam por metáforas. Eles diziam querer compreender as verdades. No entanto, à medida em que se foi popularizando a ciência, os homens foram se desinteressando dela, fazendo piadas e duvidando de tudo, a ponto de DUVIDAR QUE O HOMEM FOI À LUA e de outras coisas.

Não estranhem se um dia duvidarem que Ulisses Guimaráes, Abraham Lincoln, Cleopatra e Jesus existiram. E isto é coerente com o pensamento do pobre e insignificante homem que:


  • Não sabe de onde vem;
  • Não sabe para onde vai;
  • Não sabe onde e como está;


Sem estas três certezas, o homem passa a duvidar de tudo, até de um Criador, coisa ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIA PARA QUE ALGO EXISTA. Esta incerteza é que produz os gozadores, os escarnecedores, os debochados e os revisionistas. Se você ouve alguém que não sabe estas três coisas, você é como alguém que entrega a direção do seu veículo para alguém que não sabe dirigir.

Qual é o caminho ?

Se o mundo físico, com suas verdades físicas, não serve como fonte das respostas, precisamos achar a essência da vida. O mais importante no perfume é o seu cheiro. O homem que procura viver baseado em conceitos CURTOS e INCOMPLETOS é como o perfume que se acha muito bonito e importante POR CAUSA DE SUA COR ou de sua EMBALAGEM. Este é o diagnóstico mais próximo da verdade em relação ao homem TOLO.

Portanto, basta que o homem procure aquilo que pode ser comparado ao CHEIRO do perfume, e não à sua COR ou EMBALAGEM.

Embalagens

Não é preciso ser muito esperto para saber o que é EMBALAGEM para o ser humano:


  • Pele;
  • Roupas;
  • Calçados;
  • Relógios;
  • Carros;
  • Casa onde mora;
  • Esposa ou marido (pois pasmem, para alguns estes são ornamentos e não fatos da vida);


O mundo está cheio de gente que vive de aparências.

A alma

A alma é a verdade mais real do ser humano, pois é aquilo que o mantém vivo. Mas como NÃO SE VÊ, não é levada em conta, ninguém lhe dá valor, e alguns dizem que ela não existe. Ora, como gerações perversas da qual fazemos parte, os valores VISÍVEIS são mais levados em conta do que os valores REAIS (não digo invisíveis).

Se você se levanta da cama pela manhã, ALGO o impele a fazer isto. Alguém diz então: é a minha vontade. Mas até os livros de Física, frutos do tangível, do visível, do físico (como o próprio nome diz) falam de uma Energia.

A alma é algo que recebeu uma ENERGIA que veio de uma FONTE INVISÍVEL.

A prova da Alma que habita em nós é o fato de pensarmos ("penso logo existo"). Mas além disto está o fato de nos alegrarmos, de sentirmos tristeza e de nos sentirmos CULPADOS. A alegria e a tristeza podem ter curta duração, mas a CULPA pode ter uma longa duração, ATÉ POR UMA VIDA INTEIRA.

Conclusão

Já que temos a ALMA como uma vizinha tão próxima (dentro de nossa "casa"), se ela é que nos mantém vivos (esta "ENERGIA"), vamos buscar nela as respostas. Vamos atrás do CHEIRO, e não da Cor e nem da Embalagem. A embalagem pode se quebrar, mas derramado o perfume empresta o seu Cheiro e, em última instância, a sua Essência, a sua Composição Química.

Lembre-se:

O Tolo valoriza a Embalagem, o SÁBIO valoriza o Cheiro.



4 comentários:

  1. Contribuições sobre o assunto, assistam: http://www.youtube.com/watch?v=slshwCvklVg

    ResponderExcluir
  2. Viver ja virou algo bem mais sofisticado do que manter o coração batendo: é dar significado ás coisas e ir muito além do essencial....falei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna, você foi profunda. O coração é a bateria do conjunto, os solos de guitarra ou violoncelo é que fornecem os variados significados, as pausas, as colcheias e semicolcheias nos levam ao êxtase.

      Excluir