sexta-feira, 1 de julho de 2011

A Bíblia foi escrita por homens

Sendo esta uma afirmação recorrente, reincidente e angustiante, vamos logo explicar o óbvio.

Para a escrita faz-se míster o instrumento que a registra ou eterniza. E este instrumento precisa ser movido por uma mão humana ou mouse (agora). Existem dois reinos nesta nossa vida: o Terreno e o Divino.

Ora, no divino não temos notícias se as coisas são escritas, pois pelo comportamento do mundo frente à intervenções divinas as coisas se repetem em uma lógica que já observamos: sempre normal, com um ou outro milagre.

No Terreno, nossos membros e ferramentas são os únicos que podem produzir transformações. Não temos notícias de obras deixadas por anjos, mas tão somente sua visitação, influência sobre uma pessoa e depois a ação desta pessoa, nunca do anjo. Seres espirituais não podem alterar o mundo físico, esta é uma lei do Universo. Então, como poderiam os anjos escreverem um livro, ou, como poderiam os anjos escrever a Bíblia ? Esta é a razão de se ter precisado de homens (inspirados) para escrever os manuscritos compilados no que conhecemos como Bíblia.

Mas o ato é mais completo. Escrevendo o homem esta Bíblia, nela imprimiu sua natureza, e não poderia ser diferente, dada a sua finalidade de ter como alvo homens e não anjos. Fosse o anjo o dono da caneta, do mouse ou do teclado, daria à obra o tom de sua natureza, ou seja, angelical. Mas os anjos não conhecem na totalidade as agruras e prazeres da natureza humana, por não os viverem em plenitude, em dor, risos, lágrimas ou júbilo como nós humanos vivemos.

Portanto, obra para uso pelos homens tem que ser escrita por homens e obra para ser aproveitada pelos anjos pelos anjos tem que ser escritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário