terça-feira, 8 de maio de 2012

Natureza de Deus - I - Misericórdia

Um dos livros que mais fala sobre a Natureza de Deus (Santo é) é o livro de Êxodo.

Deus é como uma pessoa E mais do que uma pessoa. E colocou neste indivíduo pessoal um reflexo ( "à Sua imagem e semelhança") de seu conteúdo Divino, em quantidade suficiente para não destruir este indivíduo caso faça uma escolha errada. Isto é um pouco do que vamos ter como significado da Misericórdia de Deus (Santo é).

Em Êxodo capítulo 33 versículo 19 é dita uma frase, ou Estatuto, que é uma definição do modo como Deus trata da Misericórdia:

"Terei misericórdia de quem Eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem me compadecer."

Como Deus, Ele faz o que quer. Dão a este tipo de frase o caráter de senso de Tirania. E geralmente quem classifica este modo de pensar como tirano é o tipo de pessoa que mais gosta de FAZER AS COISAS DO SEU JEITO, os "eu me basto", os que tem sua própria verdade e que não gostam que o outro as tenha.

Deus (Santo é) não tem que dar satisfação a ninguém, a não ser à sua própria PALAVRA (vocês sabem Quem se fez carne do Verbo). Ele é o Primeiro, coisa que nossa lógica mecanicista e burra não consegue compreender. Ele PODE fazer o que quiser. Ele é o "dono da bola", o "manda chuva" (e realmente Ele manda para a terra a chuva), Soberano, Rei dos Reis.

Você que é Pai na sua casa não manda e que que seja feito ? "Hein", responda. Você quer ter autoridade sobre seus filhos, mas não aceita que Deus seja autoridade ! Então, se não aceita as coisas assim, nunca mais dê uma ordem a seus filhos, pois maldito é você que, querendo ou não, veio de Deus.

Mas Ele é paciente

Indivíduos ansiosos de nossa atualidade, Deus (Santo é) completa em Êxodo 34 versos 6 e 7:

"Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficiência e verdade, que usa de beneficiência com milhares,  que perdoa a iniquidade, a rebeldia e o pecado. ..."

Nós costumamos reclamar:

"Nossa, o sujeito (ou a sujeita) é ruim e não acontece nada como ele (ou ela)."

Creio que Deus olha um ato mau de uma pessoa má e diz várias e várias vezes após estes atos:

"Vou dar uma outra chance prá ele (ou ela)."

Até maridos traídos pelas mulheres e mulheres traídas pelos maridos, seres humanos apenas, perdoam quem que, vivendo ao seu lado, os traíram, uma ou mais vezes. Se o ínfimo e desprezível ser humano o faz, Deus, Santo, poderoso, dono de tudo, muito mais.

Mas lembre-se, Ele é justo, e quando se cansar, após as várias e várias chances, de perdoar este perverso que persiste no mal e na perversidade, Seu braço vai cair igual a um pesado ferro cortante sobre o indivíduo em questão.

Ele (Santo é) é tardio em irar-se, mas podemos ver a potência de sua ira, como "Senhor dos fenômenos e dos elementos" em episódios como os de Sodoma e Gomorra, cidades de gente perversa, como também Pompéia e Herculano, igualmente sensuais e perversas, e cuja destruição os livros de história erroneamente não citam que foi um ato resultante da ira de Deus.

Beneficiência

Deus (Santo é) é tão beneficiente com criaturas duras, perversas e más como os homens, que dá filhos até aos mais desprezíveis, homicidas, ladrões e perversos. Tem gente por aí que, ao nosso ver, e ao nosso modo de pensar, não merecia filhos (bençãos) de jeito nenhum.

Verdade

Deus é verdadeiro e fiel à sua Palavra, tanto que não destruiu a humanidade por completo, após tantas e tantas, repetidas e repetidas maldades que o homem tem cometido ao longo da história.

E ponto final.




Nenhum comentário:

Postar um comentário