quarta-feira, 30 de maio de 2012

Natureza de Deus - II - Perfeito

Responda à pergunta:

Por que Deus chamou tantos artesãos e mobilizou tantos recursos para a obra do Tabernáculo ?

Não seria o Tabernáculo somente um objeto de aparência ? Por que Deus queria ouro, prata e metais além dos melhores tecidos para aquilo que achamos de simples decoração ? Era Ele justamente contra a sua própria sobriedade ? Não queria Deus algo próximo do voto de pobreza ?

De onde veio esta enorme riqueza

Era prática dos povos da época do império egípcio (hititas, sumérios, assírios) que a libertação de um escravo era acompanhada de uma compensação por seus anos trabalhados (idéia primitiva da aposentadoria, guardadas as devidas proporções). Pois bem. Em termos políticos, e para garantir a sua soberania, o faraó nunca iria confessar que estava deixando os hebreus IREM EMBORA devido às pragas. Não. O que foi logicamente espalhado pela enorme extensão do seu império, alto e baixo Egito, provavelmente foi o discurso de que o faraó, em sua infinita sabedoria e magnanimidade, estava LIBERTANDO os escravos hebreus, após anos e anos de cativeiro.

E escravo liberto, conforme as práticas legais, levava consigo um pagamento pelos anos de serviços prestados. Como o tempo de serviço era grande, e o número de libertos também (ao contrário do que propalam os estudiosos e teólogos alemães e outros autores), a riqueza auferida foi simplesmente imensurável.

Lendo o Êxodo constatamos que a riqueza ia desde os tecidos caros até os metais preciosos. Linho, ouro, muitos animais (pois a instituição do sacrifício não podia ser interrompida), prata, mirra, pedras preciosas, etc.

Foi esta enorme riqueza que fez o faraó se arrepender de ter deixado a "turba hebraica" se evadir.

Mas qual o argumento da riqueza

Deus é dono de tudo. Por que não fazer um culto 100 % espiritual ? Qual a necessidade do material ?

Somos carne, e como tal, a principal referência vem dos símbolos materiais, como o dinheiro, o metal precioso e a aparência do organizado e do arrumado. Isto não é tudo, mas é o primeiro apoio, muletas espirituais devido à nossa carnalidade.

O detalhismo do culto

De posse desta enorme riqueza, Deus pede que Moisés recrute os melhores artesãos, que concomitantemente se sentem inclinados a fazer a obra de artesãos, para fazer, COM ENORME DETALHISMO, os objetos de culto, como o material escolar dos jovens alunos, auxiliares no processo de aprendizado.

E quando falamos em detalhes, caminhamos na direção de mostrar que Deus é perfeito.

A perfeição demonstrada no corpo humano

Quem vem acompanhando a evolução da Biologia Molecular, com suas incríveis revelações sobre a natureza máquina das proteínas, está ciente do quanto apenas uma célula é complexa e parecida com uma máquina. Para ter um exemplo, basta acessar o blog Maravilha do Corpo Humano e assistir ao filme hospedado no YouTube sobre enzimas. É inacreditável o que existe dentro de um corpo humano, e que só agora, após milênios de civilização humana temos consciência.

Portanto, ao planejar uma simples molécula ou um ser inteiro, Deus observa uma quantidade de detalhes para que tudo ande bem por anos e anos, até que valores éticos e morais determinem desde a cópia desta molécula até a MORTE MOTIVADA do ser.

Deus é perfeito, detalhista e filosófico nos aspectos das coisas por Ele criadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário