A versão João Ferreira de Almeida da Bíblia, fruto da mente brilhante deste homem, conduzido por Deus, não fornece total sentido a respeito da maldição que Cão recebeu de Noé.
Recapitulando a história
Após o dilúvio, Noé relaxa após um dos maiores estresses que um ser humano pode ter: o estresse de ver que seu mundo ia ser destruído, e não saber o que vinha depois. Seu nome em hebraico sugere mesmo descanso.
Então a arca repousa sobre o Monte Ararat (provavelmente na Turquia). A família e os animais saem dela.
A primeira coisa com que Noé se preocupa após deixar ir os animais é em PLANTAR UMA VINHA. Os comentários rabínicos dizem que os eventos posteriores em sua família se dariam devido a este ato. Ele deveria atentar para outras coisas.
E aqui está uma evidência do local onde certamente a Arca parou de boiar. A Bíblia "não dá ponto sem nó", a vinha é originária da ... ÁSIA. Esta é a primeira prova de que realmente a Arca parou na região que a Bíblia cita.
Nós realmente temos a tendência de enquadrar os patriarcas na categoria de super-homens, coisa que eles não foram. Eles foram como nós, humanos. Noé tinha acabado de passar vários dias em um ambiente fechado, administrando centenas de animais e sua própria família. Não seria justo, com o perdão da expressão "tomar um porre", "entrar na esbórnia alcoólica" ?
É óbvio que a vinha começou a dar seus frutos muito mais tarde. Consulte os livros que tratam do vinho (é uma literatura muito farta devido à tradição do assunto) e confira que uma vinha demora de 2 a 4 anos para dar os frutos, conforme a região ( por região temos a composição temperatura. umidade, insolação média anual, regime de chuvas, etc).
Portanto, sob a perspectiva otimista, Noé colheu seus primeiros frutos de 2 a 4 anos após a Arca ter parado de boiar nas águas do dilúvio. Segundo o livro dos Jubileus (crônica de um hebreu em relação ao Gênesis, da mesma forma que existem os livros de Crônicas I e II para os livros de Reis), a vinha de Noé deu frutos 4 anos depois de plantada.
A embriaguez de Noé
Tendo tomado Noé o vinho, ficou embriagado, pois bebeu até cair, fato comprovado pelo sono. O calor provocado pela bebida em excesso fez com que tirasse as roupas, e pelo seu estado alterado, deitou-se nu. Estava em sua tenda, e o respeito que incutiu nos filhos provavelmente os condicionara a não entrar na tenda do pai sem pedir licença, sem se anunciar.
E quem apareceu em sua tenda? Cão ou Cam. Cam era o filho do meio. Sem era o mais velho, e Jafé o mais novo. Deveria Cam adentrar a tenda sem ser convidado ? Isto revela o caráter de Cam. A maldição posterior comprova seu modo de conduta. Se Noé o amaldiçoou, tinha razões para isto.
Cam vê o pai nu, e ao invés de ele mesmo cobri-lo, chama os dois irmãos, fazendo com que mais gente tome conhecimento do fato. Alguns comentários acrescentam que Cam riu-se da situação do pai e foi contar aos irmãos. Se aquilo o envergonhava, que cobrisse o pai e fosse embora. Os filhos então cobrem Noé. Cam já tinha o espírito escarnecedor e gozador. Em uma família com três filhos, tinha que ter um "espírito de porco".
A maldição
Primeiramente, para Noé se irar com Cam, é porque já estava predisposto a lhe chamar a atenção. No ato de Cam havia uma inspiração provável de ser o líder da família. Estava mostrando que talvez o pai, já velho, estava também senil e se tornara indigno de chefiar a família. Um pai que tomava uma bebedeira e depois se deitava nu ? O que é isso ?
Mas podia havr outra razão para Cam ir até a tenda de Noé. Se era sabido que estava repousando da bebedeira, a que toda a família assistiu, sua privacidade tinhaque ser resguardada. Cam foi até a tenda do pai, porque detectou algo de errado. Seu filho Canaã, cuja natureza perversa já começava a se revelar, adentrara a tenda do Pai, Noé. Cam foi até lá, e provavelmente, se não viu Canaã tentando perpetrar ato libidinoso com um Noé desacordado, deve ter percebido que por lá ele passou. Daí a ira de Noé sobre Canaã, e não sobre Cam.
Mas Noé era líder, que ouvia a voz de Deus, e imediatamente se irou, tomando a autoridade de patriarca. Imediatamente ele parte verbalmente para cima de Cam, amaldiçoando o seu filho Canaan. Noé não amaldiçoou Cam, pois já se apercebera, como homem de Deus, da natureza pervertida de Canaã..
Ao saber da maldição, Cam e seus filhos Cush (cujos povos habitaram a Etiópia) e Mizraim (de quem viriam os primeiros povos do Egito) e Put (povos da Mauritânia) e Canaan (de quem viriam os primeiros povos da hoje conhecida como Palestina) partiu para longe da presença do pai Noé.
Leia também: Como foi construída a Arca de Noé
Conclusão
Portanto, a maldição de Noé JÁ PREVIA QUE OS CANANEUS SERIAM DESALOJADOS DE SUA TERRA, profecia esta realizada quando os israelitas adentraram Canaã após a fuga do Egito. Deus prometeu, Deus cumpriu.
Segundo o livro dos Jubileus, Canaã desrespeitou a partilha da terra ordenada por Noé, indo se estabelecer na região que Deus já aventara reservar para Abraão e sua prole.
confirmou meu entendimento, e complementou algo mais, com detalhes esclarecedores, obrigado.
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir